Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Anatomia das lâminas ungueais(unhas)


A unha é uma placa retangular dura. O maior eixo é longitudinal nas unhas das mãos e transversal nas unhas dos pés. A face dorsal da unha é lisa e coberta proximalmente pela borda ungueal proximal. Duas pregas laterais demarcam as bordas laterais da unha. A parte visível da unha termina em borda livre, e a unha torna-se branca neste local devido ao contato com o ar.

O corpo da unha inclui 3 camadas horizontais: uma lâmina dorsal fina, uma intermediária mais espessa e uma camada ventral proveniente do leito ungueal. O corpo da unha é rico em cálcio, detectado na forma de fosfato de hidroxiapatita. Está presente na concentração de 0,1% por peso sendo 10 vezes maior que no pêlo. Outros metais são encontrados em concentrações menores, incluindo o cobre, manganês, zinco, ferro.

A matriz é a estrutura reprodutiva que dá origem à lâmina ungueal. A parte visível da matriz ungueal em formato de meia lua é denominada lúnula; é a primeira porção a se diferenciar e formar a lâmina ungueal. As afecções ungueais que envolvem a matriz levam, em geral, a sequelas permanentes. A parte dorsal da matriz forma a cutícula; sua importância é impedir o acesso de fragmentos e microorganismos à área próxima à matriz.

O leito ungueal, constituído de tecido conectivo firme, localiza-se entre a lúnula e o hiponíquio, compreendendo os tecidos moles embaixo da lâmina ungueal, em estreita adesão com o periósteo da falange distal. Seu principal papel é a nutrição; há uma rica rede vascular, dependente de duas artérias digitais, para nutrição da matriz ungueal.O heponíquio é o espaço limitado anteriormente pela porção mais distal do leito ungueal e distalmente pela prega distal.


terça-feira, 5 de abril de 2011



Migah Fernanda e Eu no simposio de podólogia vida ativa,te amo amiga.

Como deixar suas unhas mais bonitas e saudáveis com a ajuda do podólogo

Todas as pessoas que desejam desde um corte correto das unhas para prevenção de unhas encravadas e tratamento estético dos pés para diminuição de calosidades, até para quem realmente tem problemas a serem resolvidos: como unhas encravadas, onicomicoses (micoses nas unhas) e unhas em telha são candidatos a um tratamento com um podólogo.

Muitas vezes, a atuação deste profissional vai bem em conjunto com os tratamentos dermatológicos. Em alguns casos essa interação é necessária. Micoses nas unhas, por exemplo, além do tratamento convencional com o dermatologista, podem ser tratadas com o desbastamento destas unhas com o podólogo. A interação reduz, inclusive, o tempo de tratamento.

As unhas em telha, por sua vez, são um caso opcional à podologia. Antes de se tentar o tratamento cirúrgico, mais agressivo e doloroso com o dermatologista, faz-se um tratamento com fibras moleculares, em que é colado sobre a unha em telha uma lâmina discretíssima para forçá-la voltar ao normal.

Distrofias ungueais (alterações no formato da unha por diversos motivos), anoniquias (falta da unha), diversas doenças congênitas das unhas, calos e verrugas nos pés também são casos em que a sinergia das áreas pode ser benéfica. Mas somente o médico poderá avaliar caso a caso e definir os tratamentos a serem adotados.

Cartão de visita